Ora aqui vai mais um nomeado. Será que merece o prémio?
É uma comédia de humor negro que a história de um actor, Riggan Thomson, famoso por ter interpretado um super-herói icónico, e que agora planeia montar uma peça de teatro numa tentativa de recuperar os seus tempos de glória. Nos dias que antecedem a noite de estreia, Riggan luta contra o seu ego e tenta recuperar a sua família, a sua carreira e a si próprio.
O filme começa com Riggan a levitar (sim, levitar) e a receber uma chamada da filha. Pouco depois, dirige-se ao palco do teatro onde "vive" para ensaiar mais uma cenas para a sua peça.
Riggan Thomson foi protagonista de três filmes de um super-herói chamado Birdman, na década de 90. Agora, acabado, pretende voltar à ribalta mas no teatro, com uma peça na Broadway chamada "What We Talk About When We Talk About Love" escrito por Raymond Carver em 1981.
A poucas horas da primeira pré-estreia, um dos actores precisa de ser substituído (foi parar ao hospital por ter levado com uma coisa na cabeça), sendo escolhido para o papel o actor Mike Shiner.
Durante os dias que antecedem a estreia da peça, há sempre qualquer coisa que não foi prevista a acontecer e, além disso, podemos ver Riggan a tentar lutar (ou a passar-se) contra a sua consciência, que é o Birdman. Quando Birdman fala com Riggan, o actor ganha super-poderes (poderes esses que pertenciam ao super-herói nos três filmes), Birdman quer que o actor volte aos seus tempos áureos de quando fazia os filmes e toda a gente o conhecia por isso.
O filme não é extraordinário, mas também não é mau. É diferente ao que estamos habituados.
Parece que foi filmado e apenas um take (one-shot), com cortes de edição nos sítios certos, o que dá a perspectiva de que estamos dentro do filme. A Emma Stone merece sem dúvida estar nomeada (melhor actriz secundária), está muito bem e o pequeno monólogo que tem é fabuloso. Adorei a banda sonora/música de fundo. Tem solos de bateria e, quando se aproxima uma cena importante/intensa o som da bateria aumenta. Brutal!
Gostei das referências que fizeram a diferentes actores, quando Riggan queria encontrar um actor substituto para aquele que foi para o hospital (Woody Harrelson, Michael Fassebender, Jeremy Renner), o que torna o filme mais real.
O filme só peca por ter pouca acção, mas compensa pela forma como foi filmado/editado e pelos diálogos entre Riggan com a filha, Mike ou o Birdman.
O filme conta com: Michael Keaton, Edward Norton, Emma Stone, Zach Galifianakis e Naomi Watts.
Nota: 17 (1-20)
Sem comentários:
Enviar um comentário