Um mês depois da estreia, lá me decidi a ir ver o filme. Não estava cheio mas garanto que mais de 90% eram mulheres.
Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingénua e inocente, Anastasia surpreende-se ao perceber que, apesar de o achar muito intimidante, está atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente dela, Grey admite que também a deseja.
O filme começa com uma muito breve introdução das personagens. Ele é um homem rico, que faz o seu jogging matinal, seguindo depois para a sua empresa; ela é estudante de Literatura Inglesa numa universidade em Portland, e que tenta estar no seu melhor na entrevista. Após o primeiro encontro (entrevista) e o segundo (local de trabalho de Anastasia), ela acha-o um homem intimidante e ele acha-a uma mulher interessante.
A partir daí começam as semelhanças com o Twilight (já chego lá), desde um "salvamento", dois Team Jacob (friendzone), os pais estão separados e a mãe vive com um desportista. No entanto, há diferenças. Os personagens são adultos e responsáveis, no filme dos vampiros, ele era muito conservador, neste, é a loucura. O melhor de tudo é, não levar com o Parkinson e a Enjoadinha (ponto positivo).
Estou a falar muito no Twilight porque a autora do livro (E.L. James) inicialmente e, aquando do fenómeno da saga vampírica (+ lobisomens) decidiu escrever uma fanfiction (história original, utilizando personagens e/ou universos de filmes, séries, livros, entre outros) para maiores de 18 anos num site próprio para tal (fanfiction.net é um deles). A história era exactamente esta, Edward Cullen era um homem intimidante e controlador que queria dominar (dar tau-tau) a inocente Bella Swan. A história foi retirada do site por ser demasiado gráfica e explícita e a autora decidiu mudar os nomes das personagens e outros elementos, e escreveu uma trilogia.
O filme em si não é mau. Para dizer a verdade até pensei que fosse tão mau ou pior que o Twilight. Já lhe andava a chamar "Twilight para + 18". Há opiniões distintas aquando na comparação das duas histórias e universos; há muita gente que não faz qualquer relação e há outros que simplesmente acham que o filme dos vampiros é melhor.
Pontos Fracos do Filme: muita semelhança com alguns elementos e/ou cenas presentes na saga dos vampiros; parte do filme passada sempre com o mesmo assunto.
Pontos Fortes do Filme: surpreendeu-me pela positiva; tom cómico nos primeiros 10-15 minutos, fazendo com que o filme seja mais fácil de ser visionado; química entre os actores (há quem diga que não têm, mas há ali qualquer coisa).
Factos a retirar dos Personagens: Christian Grey tem um passado que não quer revelar; as gravatinhas do menino são todas cinzentas; Jamie Dornan não é americano, notando-se em algumas falas o seu Irish accent; Christian Grey é um conhecedor e apreciador de um bom gin tónico; Anastasia Steele é uma aluna exemplar e tem um gosto muito peculiar pelo seu carro.
O filme é interessante, vê-se bem. Faz-nos rir, surpreende, dá-nos a conhecer um mundo que era até então desconhecido (excepto os conhecedores de tal prática sexual), deixa-nos com alguns calores (é mentira... a sala do cinema é que estava quente), e o Jamie Dornan é bem jeitoso. Mas é um filme adaptado de um livro baseado nas personagens de outro livro/filme e, como se sabe, essas adaptações nem sempre são muito bem conseguidas. Eu não li os livros, mas tenho a ligeira sensação que podia ter sido melhor.
Nota: 16,5 (1-20)
P.S.: Peço que os senhores de Hollywood sejam simpáticos e não dividam o terceiro livro em dois filmes. Obrigado.
Sem comentários:
Enviar um comentário