27/09/2014

The Maze Runner















Estreou a 18 de Setembro, mas eu só consegui ver no dia 24. Acabei o livro no Sábado e fiquei "maluca" para ir ver o filme, mas não deu. E este é sem dúvida para ver e rever (para quem tem tempo, ou é assim meia doida como eu).

Estava sozinha na maior sala do cinema onde fui (Yay!), por isso fiz o que apeteceu.
Mas vamos ao que interessa que é o filme.

O filme The Maze Runner é baseado no livro homónimo de James Dashner. A acção passa-se num cenário pós-apocalíptico onde um grupo de rapazes (os Gladers) descobre que está preso numa clareira (ou The Glade) rodeado por um labirinto misterioso e perigoso. (Não sei porquê, mas enquanto li o livro, lembrei-me do labirinto de Dédalo).
Todos os meses chega um rapaz ao Glade, e todas as semanas mantimentos para o pessoal (no filme a comida chega ao mesmo tempo que os rapazes).
É assim que Thomas chega ao Glade. Ele que não se lembra de nada, começa a fazer perguntas (algumas a que os "líderes" Alby e Newt não se sentem confortáveis a responder de imediato) sobre o Glade e o labirinto, o que se passa para lá dos muros.
Com a chegada de Teresa (sim uma rapariga, a primeira e a última) o Glade e o Labirinto começa a mudar, começando logo pela alteração do tempo e por pela primeira vez, as portas do labirinto não fecharem. Thomas, Teresa e os seus amigos procuram arranjar uma solução nos mapas do labirinto (no filme é um aparelho que estava dentro de um Grievers (são os "minotauros" do labirinto, mas este em vez de dar cornadas picam os rapazes e, se eles não tomarem o antídoto acabam por morrer), para poderem escapar ao The Glade e sobreviverem.

Gostei bastante do filme, tenho de ir ver mais umas quantas vezes (enquanto estiver nos cinemas é para ver). O filme não segue o livro fielmente, mas compreende-se, tendo em conta que há certas cenas que funcionam melhor em papel e outras visualmente.
Antes do filme começar, estive a rever (mentalmente) o que li e a pensar que havia certas cenas que eram obrigatórias aparecer no filme. De facto, as cenas mais importantes apareceram, mas há outras coisas que podiam (ou deviam) ter sido tratadas de outra forma.
De qualquer das formas é um bom filme para ir ver ao cinema. E já agora aconselho a ler os livros da trilogia.

O filme conta com: Dylan O'Brien (Thomas); Kaya Scodelario (Teresa); Thomas Brodie-Sangster (Newt); Ki Hong Lee (Minho); Blake Cooper (Chuck); Will Poulter (Gally); Aml Ameen (Alby).

Segue o trailer em baixo:

Nota: 17.5 (1-20)

http://www.imdb.com/title/tt1790864/?ref_=shtt_ov_tt

PS.: Vídeo no Youtube em breve.




Sem comentários:

Enviar um comentário